logo
 

Avaliação fisioterápica


A avaliação fisioterápica é o primeiro contato do profissional com o paciente, é um processo complexo e específico, no qual se coletam informações necessárias para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.

A importância da avaliação fisioterápica e de sua interpretação visa o planejamento de um programa efetivo de ação, com objetivos definidos a partir da informação coletada.

Os objetivos de cada indivíduo serão traçados, direcionando as sessões de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa.

A análise sempre deve ser voltada para o paciente, considerando com o mesmo grau de importância todas as dimensões da saúde, incluindo suas atividades e a participação social.

O tratamento deve ser baseado no perfil funcional identificado pelo fisioterapeuta, pois o diagnóstico médico não provê informações suficientes acerca das consequências das doenças e de seus impactos em todas as dimensões da funcionalidade humana.

A avaliação fisioterápica é essencial na atuação do fisioterapeuta. A avaliação norteia a tomada de decisão mais indicada a cada indivíduo, sendo o planejamento do tratamento traçado nas necessidades e objetivos de cada um.

O fisioterapeuta deve tratar as alterações posturais e as disfunções envolvidas em cada situação. Com um atendimento personalizado, os ganhos serão potencializados e o tratamento será resolutivo.